Verdade Digital

Spacex faz uso de IA´s

Spacex faz uso de IA´s

A SpaceX é uma empresa aeroespacial fundada por Elon Musk, que também é CEO da fabricante de veículos Tesla Motors, hoje a spacex faz uso de ia´s diariamente, embora muitos nem imaginem.

Apesar de Musk ser conhecido por ser um dos principais protagonistas da inovação e luta através de suas empresas para acelerar a transição às energias renováveis e transformar a raça humana em uma espécie multiplanetária.

No entanto, quando se trata de inteligência artificial, Musk acredita que é preciso ter cautela.

Cautela com IA

Dessa forma, ele alertou os governadores dos Estados Unidos sobre os riscos à sociedade que existem no desenvolvimento da inteligência artificial.

Assim como pediu que seja criado um órgão que supervisione e oriente o seu desenvolvimento.

O bilionário Elon Musk pede que, ao contrário do que acontece em outras indústrias, se regulamente de forma proativa ao invés de esperar que surjam problemas.

Se chegarmos a esse ponto, será “tarde demais, podemos dizer que seria praticamente irreversível.

O empresário adverte que “ao contrário de comida estragada” que simplesmente se joga fora ou se usa como adubo, ja os carros não.

Assim sendo, os carros com defeitos de fábrica e os acidentes de avião, que são regulados porque pode afetar um grupo de indivíduos, a inteligência artificial afeta toda a sociedade.

Spacex faz uso de IA´s diariamente

No entanto, a SpaceX utiliza inteligência artificial em suas operações diárias e em seus foguetes.

Assim como aviões modernos, a SpaceX utiliza um programa de piloto automático alimentado por inteligência artificial.

De tal forma que, possa navegar com segurança desde o lançamento até o porto de acoplamento da ISS.

A inteligência artificial trabalha determinando o voo parabólico, utilização e reservas de combustível, agitação do motor líquido, clima e vários outros fatores que podem afetar o voo.

A IA deixa o voo mais seguro

A inteligência artificial usa essas informações para estabelecer o caminho de voo mais seguro e rápido.

Uma vez que a nave tenha chegado ao seu destino, o piloto automático usa algoritmos de otimização convexa e visão computacional para determinar o melhor local de pouso para a cápsula Dragon.

No entanto, mesmo com todo esse sucesso, o sistema automatizado da SpaceX para evitar colisões entre satélites tem gerado discussões.

Nos últimos 2-3 anos, os satélites Starlink da SpaceX tiveram vários encontros próximos, quase colidindo com outros satélites.

A SpaceX tem uma parceria com a NASA através do Programa de Tripulação Comercial e do Programa de Reabastecimento Comercial.

A empresa fornece serviços de reabastecimento de carga para a Estação Espacial Internacional (ISS) e também participa do transporte de astronautas para a ISS.

Spacex e a Nasa

Spacex faz uso de IA´s 

Dessa forma, a SpaceX também tem contratos com a NASA para construir um módulo de pouso lunar e para transportar suprimentos para a ISS.

A parceria entre a SpaceX e a NASA tem sido bem-sucedida e tem permitido avanços significativos na exploração espacial.

A SpaceX é uma das principais empresas privadas que está liderando o desenvolvimento da próxima geração de ônibus espaciais reutilizáveis, bem como a montagem de uma variedade de outros equipamentos espaciais, como satélites.