Verdade Digital

O futuro das profissões 

O que vai acontecer? qual o futuro das profissões

Enquanto o futuro das profissões em meio ao avanço tecnológico tem tirado a noite de sono de muitos profissionais e estudiosos, vamos entender o porque.

Então para que você consiga imergir nessa matéria a fim de descobrir o que vem por ai, vamos iniciar destacando 5 profissões que estão em alta em nosso futuro.

Desenvolvedor de Softwares:

A construção do mundo digital é responsabilidade desse profissional, então, todos os sistemas, aplicativos de celular e programas de computador são concebidos por esse especialista.

Analista de Big Data:

Com uma infinidade de pessoas e dispositivos constantemente conectados à internet, a geração de dados é gigantesca.

Portanto o analista de Big Data é encarregado de coletar, organizar e analisar esses dados para gerar informações úteis às empresas.

Designer de experiência do usuário:

Em resumo, esse especialista tem a função de projetar a experiência do usuário em produtos digitais, como sites e aplicativos, a fim de garantir que sejam fáceis de usar e atendam às necessidades dos usuários.

Cientista de Dados:

Por fim a responsabilidade do cientista de dados é analisar conjuntos de dados volumosos para extrair informações úteis e auxiliar as empresas na tomada de decisões fundamentadas em dados.

Professor online:

Uma tendência crescente nas profissões do futuro são os professores online. Certamente,  o ensino a distância tem uma expectativa de expansão nos próximos anos, conforme isso vem se aprofundando, os professores estão começando a perceber o potencial da sala de aula virtual, que permite alcançar um maior número de alunos e eventualmente um aumento em suas receitas.

O mundo está de olho e preocupado

Um estudo foi realizado pelo Fórum Econômico Mundial, em colaboração com a Fundação Dom Cabral. 

Como resultado, analisou a economia de 45 países e os dados de 803 empresas responsáveis por mais de 11 milhões de vagas, revelou que até 2027, pelo menos 23% dos empregos atuais passarão por transformações.

Muitos serão criados, outros sofrerão modificações e alguns simplesmente desaparecerão e com toda certeza isso preocupa, entretanto o que se deve fazer de imediato é se adequar.

Entre as profissões com alta demanda nos próximos 4 anos, estão especialistas em: Inteligência artificial, Aprendizado de máquina, Big data, Segurança da informação e Profissionais que trabalham com energia renovável, como a solar. 

Com a crescente demanda por alimentos, tudo relacionado à agricultura segue em alta. Nesse mundo altamente tecnológico, os professores – tanto de cursos técnicos quanto universitários – têm e terão uma importância significativa.

Emprego dos sonhos?

Outro ranking é divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que publicou um estudo chamado Empregos dos sonhos?. 

Seja como for, as aspirações de carreira dos adolescentes e o futuro do trabalho espelham a realidade que ja estamos vivendo. 

A pesquisa analisa as respostas à pergunta: “Qual profissão você espera ter aos 30 anos de idade?”, feita aos participantes do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2018. 

Só que, além da questão anterior, o estudo também analisa os resultados dos países que participaram do exame em 2000 e 2018.

De acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial, sem dúvida, as 10 principais profissões emergentes são:

    Especialistas em Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina.

    Especialistas em Sustentabilidade.

    Analistas de Business Intelligence (BI).

    Analistas de Segurança da Informação.

    Engenheiros de Fintech.

    Analistas e Cientistas de Dados.

    Engenheiros de Robótica.

    Especialistas em big data, então