Como criar um artigo para seu Blog em 6 Passos Simples e Detalhados

Introdução
Como criar um artigo para seu Blog?

Muitos iniciantes e até mesmo avançados no Marketing Digital não sabem como criar um artigo para seus Blogs. Sofrem a cada linha, a cada palavra, a cada letra…

Exagero? Talvez!

Entretanto, a verdade é que muitos têm essa dificuldade de criar um artigo do Zero para seus Blogs. Eu mesmo tinha bem no início da minha jornada no Empreendedorismo Digital e isso me causava um grande desânimo nos meus projetos.

Pensei em contratar redatores para o meu Blog, mas eu não tinha a condição financeira no início para manter isso. Então, tive que aprender na marra…

O fato é que eu não tinha um passo a passo que me desse direção do que eu tinha que fazer ao criar um artigo para meu Blog. E é esse método que os iniciantes e até mesmo avançados não possuem.

Logo, muitos desistem por não conseguir escrever ao menos uma linha…

Eis a solução!

A culpa não é sua por não saber como criar um artigo para seu blog, a culpa não é sua por não ter criatividade, a culpa não é sua por não conseguir escrever uma introdução.
Talvez você aprendeu uma maneira não eficiente (ou nem aprendeu)!

Mas, hoje você irá aprender um passo a passo muito simples. É claro, se você deseja escrever artigos profissionais que atingem realmente o público do seu Blog, artigos que ajudam e agregam valor e o mais importante:

Artigos que levam a Conversão!  Seja uma compra ou baixar um material gratuito seu…
Pegue uma caneta ou abra o seu bloco de notas e anote tudo. Esse é um artigo que com certeza irá agregar um grande conhecimento prático ao seu Negócio.

Vamos direto ao que interessa!

Passo 1 – Quando será publicado?

Definir uma data do conteúdo do seu Blog é o primeiro passo. Isso tudo para você ter apenas o controle daquilo que está sendo publicado e também para você manter uma constância.

Por que Blogs com muitos acessos possuem cada vez mais acessos?
Pelo simples fato de manterem a constância nas publicações de artigos. As pessoas gostam de novidades. Se você faz  duas publicações por semana, naqueles dois dias da semana as pessoas sabem que tem algo novo no seu blog.

As datas ficam ao seu gosto e disponibilidade de tempo. Então, defina datas para seus artigos, ok?

Passo 2 – Qual o Tipo de Artigo?

Qual o tipo de artigo criar para o meu Blog? Estamos falando de um artigo para negócios, certo? Logo, esse artigo tem como um grande objetivo quebrar objeções. E existem tipos alguns tipos de artigos para quebrar essas objeções.

Exemplos de tipos de Artigos:

Tutorial (How to, Como…) – Passo a passo (como este artigo!)
Lista – Lista de Ferramentas para utilizar no Marketing Digital
Estudo de Caso – Detalhamento de Ganhos (por exemplo)
FAQ – Perguntas Frequentes do seu Público

Cada tipo de artigo segue uma linha, por exemplo: O Tutorial ou Passo a passo, como você está vendo aqui nesse artigo tem o objetivo de detalhar o que deve ser feito a cada passo para realizar tal tarefa.

Continue comigo!

Passo 3 – Qual é a Categoria?

As Categorias de um Blog facilitam a vida do usuário. E o Google ama isso! Além de facilitar a vida do usuário do seu Blog facilitam muito a sua também. Caso seu Blog não tem categorias, trate de criar agora mesmo.

As categorias são os assuntos mais relevantes que você fala no seu Blog. Assuntos do seu nicho que você divide justamente para facilitar a busca do usuário que navega nele.

Simples!

Esses primeiros passos talvez sejam diferentes daquilo que você aprendeu até hoje. Muitos ensinam a escrever um artigo começando pelo Título. Não estou dizendo que ruim, às vezes é bom começar pelo título, mas nem sempre.

E por que eu indico começar pela Categoria?

Pelo simples fato de você saber qual assunto será descrito no artigo. Todo artigo deve ter um objetivo e escolher uma Categoria ajuda deixar mais claro e definido o objetivo.

Por exemplo, um blog Fitness, olhe as categorias abaixo:

Treino
Alimentação
Bem-estar

Digamos que desejo escrever um artigo hoje para esse blog. Veja abaixo:

Data: 15/08/2016
Tipo de Artigo: Tutorial ou Passo a Passo
Categoria: Treino

Vamos ao passo 4 a ideia vai ficar mais clara ainda pra você!

Passo  4 – Escolha a Oferta

Seguindo para o próximo passo de como criar um artigo para seu blog. Vamos escolher uma Oferta, ou seja, para onde enviaremos nosso leitor?

Algumas perguntas:

⦁    Para uma página de vendas de um produto?
⦁    Para fazer  download do seu e-book grátis?
⦁    Para outro artigo?

Defina isso bem antes de criar um artigo para o seu Blog. Defina para onde você deseja que seu leitor seja enviado depois de ler o artigo.

Esse passo é essencial e eu escolhi enviar meu usuário para Oferta de um E-book chamado Emagreça em 87 dias ou menos com os melhores treinos e dietas detalhados. Garantido!

Vamos ver como está ficando a criação do nosso artigo?

Data: 15/08/2016
Tipo de Artigo: Tutorial ou Passo a Passo
Categoria: Treino
Oferta: E-book Emagreça em 87 dias ou menos com os melhores treinos e dietas detalhados. Garantido!
Vamos ao próximo passo!

Passo 5 – Título + palavras-chave

Após seguir os 4 passos anteriores chegamos ao tão esperado Título. Acredito que a dificuldade de criar um título acabe com as informações acima.

Vamos ao um exemplo prático?

⦁    Eu sei que vou publicar meu artigo dia 15 de agosto de 2016. Esse é meu controle!
⦁    Também sei que meu tipo de Artigo  vai ser um Tutorial ou Passo a passo. Beleza!
⦁    Escolhi a Categoria Treino para colocar esse Artigo. Perfeito!
⦁    E irei mandar meu leitor para uma página de vendas do E-book Emagreça em 87 dias ou menos com os melhores treinos e dietas detalhados. Garantido! (Uau! Fiquei até com vontade de emagrecer agora rsrs)

Agora vamos ao Título do Artigo. Veja exemplos:

⦁    Como emagrecer seguindo 4 passos simples e práticos
⦁    Passo a passo de como perder barriga em menos de 3 meses
⦁    13 dicas matadoras para secar a barriga em 12 semanas

A questão de palavras-chave rende um artigo inteiro para esse assunto, breve publicarei mais sobre palavras-chave aqui. Mas, basicamente você deve se preocupar com a experiência do seu público e não se preocupar 100% com a quantidade de buscas mensais.

Não é porque uma palavra chave tem muitas buscas que você deve escrever um artigo contendo a mesma.

Obviamente, que alguns podem discordar do que estou falando. Contudo, é evidente que é preciso praticar esses passos. Vamos em frente!

Passo 6 – A Chamada para Ação (CTA)

Todo artigo deve ter um Objetivo. Todo artigo deve ter uma Chamada para Ação, como dizem: CTA – Call to Action em inglês…

Você teve trabalho para escrever seu artigo, seguiu todos os passos anteriores, agora é o momento de fazer a sua chamada. Se você fizer dessa maneira que te expliquei com certeza as pessoas vão engajar mais no artigo do seu blog.

Mais engajamento é uma grande oportunidade de fazer sua Chamada para Ação. Vamos ver como ficaria uma chamada para ação com o exemplo de artigo que estou criando?

Exemplo Final:

Data: 15/08/2016
Tipo de Artigo: Tutorial ou Passo a Passo
Categoria: Treino
Oferta: E-book Emagreça em 87 dias ou menos com os melhores treinos e dietas detalhados. Garantido!
Título:  13 dicas matadoras para secar a barriga em 12 semanas
CTA: Aprenda agora mesmo como emagrecer em 87 dias ou menos com os melhores treinos e dietas totalmente detalhados. Confira!

Palavras finais…

Quero muito agradecer sua presença até o final desse artigo, isso mostra que você realmente está comprometido (a) em aprender mais sobre escrever artigos e além disso está comprometido (a) com o SEU Sucesso.

Se você quer aprender mais sobre Marketing Digital, Ferramentas, Dicas e com Trabalhar em Casa salve agora mesmo o Blog Verdade Digital em seus favoritos que vem muita novidade por aí…

Forte abraço,

Edson Moreira – Consultor Digital de Resultados

Clique AQUI no Artigo: Por onde começar como afiliado e empreendedor digital?!

Olá! Sou Camila Guimarães,

Quero Te Ensinar Como Ganhar Dinheiro com Negócio Online trabalhando em casa pela internet!

 

Camila

Advogada apenas por formação, Empreendedora Digital por Paixão!
Foi através da internet que descobriu a paixão de ser empreendedora digital e ter seu próprio negócio online no conforto da sua casa, hoje ensina pessoas a começarem do zero seu negócio, conquistando independência financeira e autonomia profissional.

Website: